domingo, 30 de outubro de 2011

PROFESSORES SE ORGANIZAM PARA FORMAÇÃO SINDICAL

Um pequeno grupo de professores e professoras da Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré-MA vinham planejando há meses a formação de um sindicato, que segundo eles, defenderia a classe.
O encontro aconteceu neste sábado, 29 de Outubro de 2011 a partir das 9:00h no Salão Paroquial, com aproximadamente 200 professores. Alguns elogiaram a atitude do grupo e criticaram duramente o evento, considerando que a iniciativa adotada pelo grupo violou bruscamente os princípios democráticos que regem essa sociedade dual: igualdade, liberdade, diversidade, solidariedade e participação. Separados eles se negam, juntos constroem o processo que leva à democracia.
Como podemos falar em democracia se os professores e professoras convidados não totalizavam 100%? Como escolher nossos representantes legais, se tinha apenas uma chapa para votarmos? Isso é democracia?
A formação de um Sindicato, com atuação permanente e capaz de satisfazer aos anseios políticos de toda a classe não pode surgir a partir de rancores do partidarismo político, mas da iniciativa conjunta dos profissionais da educação que estejam aptos a defender a classe independentemente de qualquer situação.
O evento foi paralisado por 20 minutos devido a manifestação de alguns professores e professoras que repudiaram certa atitude dos "defensores dos professores," que pode ser caracterizada por atos antidemocráticos.
Para o encerramento, foi formada e votada pelos participantes uma nova comissão composta por mais de 12 profissionais para estudo do estatuto. "Futuramente haverá um novo encontro, onde os princípios democráticos citados neste texto serão respeitandos, aí sim poderemos falar em democracia". Acredita Evanylton

Um comentário:

  1. Valeu professor concordo com vc na integra em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir

Visualizações de Página