sábado, 24 de dezembro de 2011

JERÔNIMO PINHEIRO PROMOVEU CERIMÔNIA DE FORMATURA

A direção da escola Colégio Professor Jerônimo Pinheiro, representada pela titular Vilene Siqueira e adjuntos João Batista e Antonio Marcos promoveram ontem 23 de Dezembro de 2011 cerimônia de formatura envolvendo aproximadamente cem alunos das modalidades do Ensino Fundamental (9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos - EJA (8ª série). A ação aconteceu no Ginásio de Esportes Guda, a partir das 20:00h.
Em ritmo de muita festa e animada pela banda Subversos de Alto Alegre do Pindaré, patrocinada pela prefeitura desta cidade, a formatura foi comemorada por professores da referida instituição, familiares e amigos dos concludentes, que com muito orgulho puderam ver os alunos se superarem em mais um ano que se passou.
A diretora da Instituição reconheceu e valorizou o momento de confraternização como forma de incentivar um pouco mais a participação das famílias no processo de escolarização dos futuros concludentes. Ainda destacou o evento como uma conclusão comemorada, enfatizando que muitos obstáculos foram superados por todos os alunos concludentes durante o ano letivo. Para ela a entrega dos diplomas significou a conclusão de curso, um momento especial que mostrou que os anos de estudo valeram e por isso devia ser comemorado.
Para o diretor adjunto João Batista, a confraternização é, além de uma vitória conquistada com muita luta e dedicação, um símbolo parcial, pois para ele, os alunos ainda terão outros obstáculos como o Ensino Médio e Superior.
Para encerramento de sua fala, Siqueira falou para o público presente "a educação é muito importante para nós, pois ela nos ajuda a enfrentarmos e superarmos os obstáculos da vida, sendo necessário para isso, uma luta constante." Disse Vilene com muita propriedade.
"Esse resgate histórico da cultura educacional altoalegrense promovido pelo Colégio Professor Jerônimo Pinheiro, na gestão de apenas um ano da professora Vilene Siqueira, de fato é inédito e entendido como uma ação inteligente, democrática, transparente e estimuladora. Todos os concludentes estão de parabéns, principalmente os da Educação de Jovens e Adultos, que trabalham o dia todo em serviços braçais diversos e ainda dispõem de tempo para a escola". Ressaltou Evanylton.
Funcionários do Jerônimo Pinheiro
Pais, convidados e concludentes





terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A CRISE

Era uma vez um homem que vivia à beira de uma estrada, onde vendia cachorro-quente. Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio. Tinha problemas de visão, por isso não lia jornais. Mas ele vendia cachorro-quente.
Colocava cartazes na estrada, fazendo propaganda de qualidade de seu produto. Ficava na beira da estrada e oferecia seu produto em alta voz, e o povo comprava.
Lentamente foi aumentando as vendas e cada vez mais aumentava a compra de salsicha e de pão. Comprou um fogão industrial para melhor atender os fregueses. O negócio prosperava: o homem conseguiu até mesmo enviar seu filho para estudar na capital.
Certo dia, o filho, já formado, retornou para cuidar do pai e viu que as coisas não mudavam naquele lugar. Em casa, chegou logo dizendo ao pai: você não ouve rádio! Nem lê jornais! Há uma crise no mundo. A situação na Europa é terrível e a do Brasil ainda pior. Tudo está indo para o vinagre.
O pai logo pôs-se a refletir: "meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio e só pode estar com a razão." Então resolveu reduzir as compras de salsicha e de pão. Tirou os cartazes de propaganda e já não anunciava tão alto seu cachorro-quente, abatido que estava pela notícia da crise. As vendas foram caindo, caindo, caindo...
Então o pai finalmente disse ao filho:
- Você estava certo, meu filho. Nós certamente estamos vivendo uma crise.

Autor desconhecido

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

VERDADE VERSUS MENTIRA: COMO DIFERENCIAR?

Ao publicar neste Blog uma matéria com título "PROFESSORES SE ORGANIZAM PARA FORMAÇÃO SINDICAL", ironicamente caracterizaram este blog com o nome "marron" e fizeram algumas críticas orelhudas com propósito político-partidarismo. O objetivo deste blog é informar e compartilhar algo. Portanto, cabe ao seu autor decidir o que postar, considerando a veracidade da informação sem nenhuma alteração na tipologia textual ou fotográfica, como mostrada em outro blog para enganar e/ou mentir para a população altoalegrense. Ademais, quando veiculamos uma informação de forma distorcida estamos, de certa forma convidando à população a fazer o mesmo. Portanto, um blog tem um poder enorme de repassar informações que serão ou não aceitas pelos nautas. Porque aquele blog que caracterizou este de "marron" é tão insano assim. Veja, analise e faça suas considerações a respeito de uma mesma matéria publicada por autores distintos, sobre a restauração da MA-119, que liga Alto Alegre do Pindaré à Santa Luzia. Para ver a matéria publicada no blog da distorção clique AQUI. Acompanhe a mesma matéria noticiada pelo Blog do Alto, clicando AQUI e para fazer suas considerações finais, caro leitor, veja como o Jornal Pequeno publicou essa notícia clicando AQUI.

sábado, 3 de dezembro de 2011

O BOI

O monge entrou no vilarejo montado num boi. Os habitantes da vila, que nunca o haviam visto por ali, lhe perguntaram?
- O que faz por aqui?
- Estou em busca de um boi.
As pessoas se entreolharam intrigadas e riram da situação, enquanto o monge se foi.
No dia seguinte, de novo montado no boi, o monge voltou ao vilarejo. E de novo as pessoas lhe perguntaram o que estava fazendo por ali.
- Eu já lhes disse: procuro um boi - respondeu o monge.
E outra vez o monge se foi, em meio ao riso de todos.
No terceiro dia o fato se repetiu, e novamente lhe perguntaram sobre o real motivo de sua passagem pelo vilarejo, e montado no boi, o monge respondeu:
- Eu busco um boi.
Como a piada já estava perdendo a graça, um dos moradores resolveu protestar:
- Olhe aqui, você é um monge, uma pessoa sábia, mas já a terceira vez que vem ao nosso vilarejo à procura de um boi, enquanto observamos que você está o tempo todo sentado sobre ele! Não estamos entendendo aonde quer chegar!
E o monge então respondeu:
- Assim também é a sua busca pela felicidade.

Texto extraído do  blog do otimismo

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FRACASSADO É QUEM DEIXA DE TENTAR

O texto a seguir é dedicado à uma companheira e guerreira que define seus propósitos e luta lealmente para alcançá-los

Encare de frente a sua luta seja ela qual for, meu amigo. Não se deixe intimidar. A luta é fácil para os que não pararam examinar-lhe a causa, as dificuldades, refazer o rumo, corrigir o esforço de engrandecer a esperança, desabrochando a potência que é o valor de nossas vidas.
O pânico embota a mente, bloqueando-lhe as possibilidades de pensar com seriedade. A preocupação exagerada, a ansiedade, são fatores que tornam difícil qualquer ação equilibrada. Desanuvie sua mente e pense que para Deus não há impossível. Não se julgue um fracassado porque as coisas não tem dado certo para você. Quem sabe se não está sendo preparado para tarefa mais importante e de maior responsabilidade para o seu espírito, através das lutas e das quedas que tem levado? O atleta treina muito antes de ser considerado em condições de enfrentar uma competição. Não desanime com as derrotas. Prossiga treinando e perseguindo seu ideal. Assim você deve proceder. Preservando sempre sem desfalecimento. Algo talvez lhe falte para melhor aproveitamento nas suas investidas. Se você se coloca na condição de autossuficiente, mesmo que as vezes faça uma prece, não se torna consciente dos planos de Deus. Não quer aceitar que estamos aqui para obter aquilo que queremos, mas o que viemos buscar, e precisamos realmente fazer e aprender. Não sabemos realmente o que buscamos, mas a nossa inabalável confiança na suprema sabedoria deve nos colocar sempre esperançosos e confiantes, certos de que se não nos acovardarnos, mas, ao contrário, colocarmo-nos sempre em ação, fazendo o que nos compete fazer, a coragem, a fé e a esperança nos sustentarão, não nos abandonando nunca, e a nossa luta será vitoriosa.
Cenyra Pinto 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ SEDIA EVENTO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Hoje, segunda feira, 28 de Novembro de 2011, iniciou-se o 9º encontro de Gestores e o 10º da Comunidade PAR. O evento reúne municípios maranhenses que compõem o Arranjo Carajás II: Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeiras, Itapecuru Mirim, Igarapé do Meio, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Rita, Tufilândia e Vitória do Mearim.
O momento de abertura do encontro aconteceu no Teatro Municipal as 9:00h. A continuação do encontro deu-se a partir das 14:00, na Casa do Professor.
No evento de abertura estavam presentes várias autoridades municipais. A Câmara Municipal representada pelos vereadores Silvano Carolino e Rivaldo Santos, que saudaram a todos os presentes e reconheceram a importância da realização do evento para a melhoria da educação dos municípios envolvidos.
A Secretária Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré, Regina Galeno além de dar boas vindas aos visitantes também reconheceu e valorizou a importância desse evento para a continuação da construção de políticas públicas educacionais a partir do compartilhamento de ações entre os municípios que fazem parte do Arranjo Educacional, o que significativamente compatibilizou com o depoimento da instrutora do CEDAC, Marília Novaes, que ainda ressaltou a responsabilidade com a eficiência do trabalho, considerando a aprendizagem de 120 mil alunos beneficiados.
A Assessora de Gabinete da prefeitura de Alto Alegre do Pindaré, Francineide Ribeiro Marques, considerou o encontro como um momento significativo que favorece a articulação no âmbito educacional entre os diversos municípios, destacando ainda os avanços da educação com a gestão do Prefeito Atenir.
O Prefeito Atenir não pode estar presente, em virtude de agenda fora do município, foi representado pelo Vice-Prefeito, Sr. Edésio que falou sobre a importância do conhecimento para transformar a realidade do nosso município.
Presentes ainda, Sr. Ronaldo, presidente do Conselho Tutelar; Sr. Sebastião, presidente da Colônia de Pescadores; Regiane Fonseca, presidenta do Conselho Municipal de Educação; Verônica Fagundes, Secretária Municipal de Cultura, pastor Jorge; entre outros.
Todos os municípios socializaram ações educacionais desenvolvidas e em desenvolvimento que vem contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade da educação nos âmbitos municipais. Esse momento de socialização possibilitou que cada município refletisse sobre suas ações educativas, com o intuito de fortalecê-las.

Produção e revisão textual: Vilene Siqueira e Evanylton Alencar

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SENADO FEDERAL APRECIA PEC


No período compreendido entre os dias 16 a 31 de Outubro de 2011 foi realizada uma enquete pelo DataSenado para saber a opinião da população a respeito da maioridade civil e penal a partir dos 16 anos de idade, incluindo a obrigatoriedade do voto. De acordo com a enquete, participaram 4.109 internautas, dos quais 87,3% opinaram a favor do estabelecimento das maioridades civil e penal considerando a idade supracitada e 12,7% votaram contra.
A Proposta de Emenda à Constituição nº 83/2011, de autoria do senador Clésio Andrade atualmente está sendo apreciada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal, com o intuito de tornar ou não os maiores de 16 anos penalmente imputáveis.
Dos internautas que participaram, muitos além de registrarem seus votos (a favor e contra) puderam enviar comentários: "isso já era pra estar em vigor. Como uma pessoa de 16 anos pode cometer vários crimes e responder como menor de idade?" Outro relato: "os jovens precisam mesmo é de educação, esporte e lazer. Com a maioridade, poderão ser presos e ficar à toa no sistema prisional que apenas os afasta do convívio da sociedade."
"Por um lado, podemos dizer que os menores de idade (16 anos) continuarão sendo marionetes de outras pessoas, praticando crimes e a justiça penalizando as famílias pelos atos irresponsáveis praticados pelos menores. O outro lado pode ser compreendido como a inexistência de políticas públicas que proporcionem a inserção qualificada do jovem na sociedade. Dessa forma, enquanto só pensarmos o que fazer com os menores infratores, cientes do que é certo e errado, certamente estaremos pagando um preço muito alto. Assim, agimos sempre pelo lado mais prático, que é procurar coelho na cartola do que tentar resolver os problemas sociais que afetam nossa sociedade." Relata Evanylton.
Para consultar toda a proposta que pretende alterar alguns artigos da Constituição Federal clique AQUI.

domingo, 30 de outubro de 2011

PROFESSORES SE ORGANIZAM PARA FORMAÇÃO SINDICAL

Um pequeno grupo de professores e professoras da Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré-MA vinham planejando há meses a formação de um sindicato, que segundo eles, defenderia a classe.
O encontro aconteceu neste sábado, 29 de Outubro de 2011 a partir das 9:00h no Salão Paroquial, com aproximadamente 200 professores. Alguns elogiaram a atitude do grupo e criticaram duramente o evento, considerando que a iniciativa adotada pelo grupo violou bruscamente os princípios democráticos que regem essa sociedade dual: igualdade, liberdade, diversidade, solidariedade e participação. Separados eles se negam, juntos constroem o processo que leva à democracia.
Como podemos falar em democracia se os professores e professoras convidados não totalizavam 100%? Como escolher nossos representantes legais, se tinha apenas uma chapa para votarmos? Isso é democracia?
A formação de um Sindicato, com atuação permanente e capaz de satisfazer aos anseios políticos de toda a classe não pode surgir a partir de rancores do partidarismo político, mas da iniciativa conjunta dos profissionais da educação que estejam aptos a defender a classe independentemente de qualquer situação.
O evento foi paralisado por 20 minutos devido a manifestação de alguns professores e professoras que repudiaram certa atitude dos "defensores dos professores," que pode ser caracterizada por atos antidemocráticos.
Para o encerramento, foi formada e votada pelos participantes uma nova comissão composta por mais de 12 profissionais para estudo do estatuto. "Futuramente haverá um novo encontro, onde os princípios democráticos citados neste texto serão respeitandos, aí sim poderemos falar em democracia". Acredita Evanylton

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RAZÕES QUE JUSTIFICAM UMA TRAIÇÃO

Traição pode ser conceituada como o rompimento, violação de um contrato de fidelidade e/ou jurado entre duas partes, podendo gerar conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais. Geralmente a traição é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada por uma ou ambas as partes.
A psicoterapeuta Olga Inês Tessari aponta vários fatores que levam à traição. Dentre eles, destacam-se os de questões culturais, carências, insatisfação em relação a desejos e expectativas com o parceiro ou parceira, vingança, a busca pelo novo. "A idéia de posse existe em quase todas as relações estáveis e as cobranças de fidelidade são normais e aceitas pela sociedade." Diz Olga.
Entende-se por fidelidade, o voto de lealdade adotado por duas pessoas que pretendem manter um relacionamento sincero e amoroso. Assim, quando há traição, podemos dizer que houve a quebra de confiança entre o casal. Para a psicanalista Karin Szapiro, pode significar também a oportunidade de crescimento e aproximação do casal que passa por uma crise repleta de turbulência.
Quando ocorre a traição, o tempo é um dos melhores companheiros capaz de cicatrizar os sentimentos feridos. Dessa forma, o casal precisa planejar de forma tranquila e consciente a possibilidade de tocar o relacionamento em frente, principalmente quando já possuem filhos ainda pequenos.
Ademais, a pessoa que trai carrega consigo durante alguns dias o sentimento chamado desconfiança, que pode ser notado pelo seu companheiro ou companheira. Quando a traição torna-se parcialmente pública, certamente abala os aspectos psicológicos do traidor, deixando-o cabisbaixo e sem defesas pessoais que possam justificar tal ato. Nem mesmo aquela desculpa esfarrapada da maldita da cachaça é capaz de contornar tal situação.
Nesse sentido, é preciso termos calma, pedirmos desculpas e acreditarmos no perdão do companheiro ou companheira, como uma possibilidade de reconstrução do relacionamento harmonioso.
Há várias razões que justificam o motivo da traição dos homens. Geralmente estão ligadas à sexualidade, atração sexual junto a circunstâncias favoráveis, compreendida também como oportunidade. As mulheres também traem e geralmente por motivo ligados ao casamento, como por exemplo: falta de afeto, rotina, vingança, decepção, desamor, raiva do parceiro.
Portanto, o diálogo contínuo e sincero entre o casal gera respeito e estabilidade e pode ser o único meio para um relacionamento mais duradouro entre duas pessoas que dividem o mesmo teto.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A ÚNICA CERTEZA

O ser humano nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. Nesse percurso de vivência no mundo material, ele constrói e reconstrói conhecimentos necessários à sua sobrevivência. Tais conhecimentos ainda passam pelo benefício da dúvida, o que pode levá-lo a desacreditar no que construiu durante sua existência.
A única certeza que temos nesse mundo material é temida e assusta ricos e pobres, bonitos e feios, cultos e analfabetos. Ninguém pode afirmar que está livre dela. Porém, devemos estar cientes do ponto de vista científico, que afirma que não viveremos para sempre e do ponto de vista religioso, ressaltando que viveremos não como homens nesse mundo, mas como alma e espírito. Isso significa dizer que quando deixarmos essa vida ou esse mundo estaremos mais perto de Deus.
Ao perdermos alguém muito próximo, a dor sentimental é extremamente grande, que até imaginamos que nunca irá passar. Nesses momentos precisamos de muita calma, do ombro amigo dos companheiros e de construirmos uma força interior para superarmos o sentimento da subtração do ente querido. É preciso entendermos que tudo passa e que o tempo é o único protagonista capaz de cicatrizar esse sentimento.
As religiões tentam explicar de formas distintas o significado da morte corporal. Para os cristãos, é ressurreição, ou seja, ficaríamos em algum lugar esperando o julgamento final. Os espíritas acreditam na encarnação e na reencarnação, quer dizer, voltamos a viver em outro corpo para se aperfeiçoar mais e chegar mais perto de Deus. Os cientistas, que só acreditam no que podem provar cientificamente a partir de seus métodos rigorosos, hoje já tentam provar  que existe vida após a morte. Nesse sentido, poderíamos pois perguntar, porque tememos a morte, se ela é apenas um recomeço?
Portanto, nesse mundo material existem muitas verdades testadas e aceitas por nós, porque derivam do estudo rigoroso das ciências. Ao citar as cinco ações que podem justificar o ciclo da vida, na primeira linha desse texto, diria que só a última é a única certeza e/ou verdade que devemos aceitar durante nossa existência.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SENADO LANÇA CAMPANHA NACIONAL: TESTE DA ORELHINHA

Foi lançado na última quinta-feira, 06 de outubro de 2011 pelo Senado Federal a Campanha Nacional do Teste da Orelhinha, com o tema "De ouvidos ao direito de seu filho," que consiste basicamente em a deficiência auditiva em recém-nascidos e incentivar sua realização em hospitais e maternidades públicas. O procedimento é gratuito e identifica se há necessidade de acompanhamento fonoaudiológico do recém-nascido.

O exame é rápido e indolor, pois sua duração e de 3 a 5 minutos e ajuda no diagnóstico precoce de possíveis problemas auditivos em bebês. O teste da orelhinha pode ser feito até com o bebê dormindo e ocorre por meio de um fone colocado na parte externa do ouvido capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.


O objetivo da campanha é fazer com que pais e mães tomem conhecimento da lei nº 12.303 que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, conforme estabelecido em seu Artigo 1º - É obrigatória a realização gratuita denominado  Emissões Otoacústicas Evocadas, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências.


De acordo com a reportagem de Mariana Abreu, a cada mil crianças nascidas, três apresentam problemas auditivos, o que corresponde ao número superior quando comparados as doenças identificadas pelo teste do pezinho. Ainda segundo a repórter, há vários onde a perda auditiva não é identificada a tempo.


Para Eduardo da Silva Vaz, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ser humano não nasce com o cérebro pronto, pois para ele, os neurônios, as sinapses e as ligações dentro do cérebro se forma a partir dos estímulos recebidos. "A criança que não escuta nos primeiros meses de vida ou no primeiro ano ela terá muitas dificuldades em desenvolver a fala, mesmo que você encontre o aparelho." Destacou Eduardo.


Para a fonoaudióloga Vanessa Furtado, quando a deficiência é detectada com um ou dois meses de vida, a criança poderá usar o aparelho auditivo, que possibilita que ela escute como uma criança normal, sem comprometer o desenvolvimento da fala e da linguagem, porém ela ressalta que quanto mais tarde for identificado a perda de audição mais dificuldades a criança terá no aprendizado da fala e da linguagem.


Apesar do Brasil contar com um pouco mais de um de existência da Lei que obriga a oferta gratuita do teste, apenas 10% das maternidades e hospitais públicos fazem o exame. Para o senador Márcio Arruda, autor da Lei, o cumprimento dessa legislação é uma responsabilidade do poder público. "A campanha que estamos fazendo é para o poder público ser forçado a cumprir uma Lei que tem muita importância para as crianças brasileiras". Disse Arruda

domingo, 9 de outubro de 2011

II PRÊMIO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

O Ministério da Educação - MEC através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - MEC/SECADI, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura - OIE, com apoio do CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, instituiu o Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças por meio da Portaria nº 1.246, de 15 de Setembro de 2011, publicada do Diário Oficial da União de 16 de Setembro de 2011.

O II Prêmio Experiências Educacionais Inclusivas - a escola aprendendo com as diferenças tem como objetivos promover, difundir e valorizar experiências escolares inovadoras e efetivas de inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, realizadas por gestores, educadores, professores e estudantes.

Serão premiados Relatos de Experiências das escolas públicas de educação básica e das secretarias de educação, além de textos narrativos produzidos por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, com matrícula regular em escolas públicas brasileiras. Será também concedida Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação infantil que se destacar.

O período de inscrições teve início em 21 de Setembro de 2011 e encerrará em 31 de Dezembro de 2011.

Participe desse evento relatando sua experiência educativa. Antes leia o regulamento completo clicando AQUI e concorra ao prêmio inscrevendo sua experiência.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SEMINÁRIO AÇÃO EDUCAÇÃO

O Ação Educação é um programa da Fundação Vale em parceria com o Ministério da Educação, o Movimento Todos Pela Educação e a Comunidade Educativa CEDAC. Criado em 2009 no Maranhão e posteriormente estendido para os estados do Pará, Sergipe, Minas Gerais e Espírito Santo, atendendo atualmente 68 municípios brasileiros.
A Fundação Vale promoveu nos dias 29 e 30/09/2011 seminário para apresentação dos trabalhos realizados pelos 20 municípios maranhenses que participam do programa Ação Educação. Dentre eles, destacamos Alto Alegre do Pindaré. O evento aconteceu em São Luís, nas dependências do Hotel Pestana, Avenida Avicência, 1, Praia do Calhau. O objetivo do AE é estimular a integração entre os municípios e esferas do poder público, considerando a proximidade e as semelhanças econômicas, culturais e sociais existentes entre os municípios contemplados. Dessa forma, o programa vem incentivando o fortalecimento das políticas públicas de educação nas localidades onde a Vale está presente.
A implementação do Regime de Colaboração a partir de Arranjos de Desenvolvimento da Educação contribui diretamente para a melhoria da gestão pública da educação municipal em quatro dimensões: gestão educacional, formação continuada, práticas pedagógicas e infraestrutura. O termo  Arranjos de Desenvolvimento da Educação foi criado pelo Movimento Todos Pela a Educação para consolidação de estratégias comuns entre os municípios participantes, tendo em vista a superação dos problemas educacionais.
Participaram do Seminário um pouco mais de 120 pessoas, incluindo prefeitos, secretários de educação, gestores e professores de escolas públicas, representantes do Governo do Estado, Governo Federal, Comunidade Educativa CEDAC e Vale.
O diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Leopordo Alves Júnior explicou sobre o papel desse órgão, responsável pela captação dos recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos que priorizam a melhoria da qualidade da educação.
José Fernandes de Lima, do Conselho Nacional de Educação - CNE enfatizou sobre a importância da implementação do Regime de Colaboração entre os municípios mediante Arranjos de Desenvolvimento da Educação como estratégia fundamental para o oferecimento de uma educação de qualidade.


A Secretária Municipal de Educação de Alto alegre do Pindaré, Régina Maria Silva Galeno, representando a UNDIME no Maranhão, reconhece que é preciso investir na infraestrutura da educação do campo, pois para ela não basta apenas fazer doações de equipamentos escolares usados das escolas da sede aos povoados dos municípios. Não adianta pensarmos em educação sem financiamento. Diz Régina Galeno.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SONHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO É REALIZADO

O Plano de Cargos, Carreira e Remuneração de Alto Alegre do Pindaré, com fundamentos na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDB), Lei Federal nº 11.494 e Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, objetiva assegurar a profissionalização e a valorização dos professores e professoras da Rede, bem como a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados pelos servidores da Rede Municipal de Ensino, com base na igualdade de oportunidades e na qualificação profissional.
Nesta sexta feira, 23 de Setembro de 2011 em cessão ordinária da Câmara Municipal foi aprovado por unanimidade com 100% dos votos , o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores e professoras que compõem a Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré-MA. A aprovação do Plano foi considerado pelo público (profissionais da educação) como o resultado de uma ação democrática, pensada, discutida e reelaborada para nortear as ações educacionais a curto, médio e longo prazo e valorizar os profissionais que atuam na Rede.
O referido Plano, que anteriormente fora elaborado e sepultado, é visto hoje sob outra ótica. É um compromisso firmado e não esquecido pelo prefeito atual, Atenir Ribeiro Marques, apoiado pela Câmara Municipal, como também as inúmeras ações da prefeitura no contexto atual, que incentiva, valoriza e visa sempre a progressão do conhecimento dos educadores da Rede Municipal.
Os vereadores durante seus discursos reconheceram como funciona a democracia municipal e destacaram a importância da aprovação do Plano não só para os profissionais da educação, como também para o município.
O vereador Altemar Lima, apesar de propor reajustes na redação de alguns artigos do Plano, o que segundo ele não prejudica o orçamento municipal, foi bastante fiel e solidário durante seu discurso, ao defender a aprovação do Plano com a condição de rever posteriormente o aspecto percentual citado no artigo 122.
Para o prefeito de Alto Alegre do Pindaré-MA, Atenir a aprovação do Plano significou uma conquista municipal, transparente e democrática, no sentido de que contou com a participação dos interessados (professores), respeitando e valorizando os profissionais que atuam na educação deste município. 

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ FAZ ADESÃO AO PROJOVEM CAMPO

     O ProJovem Campo - Saberes da terra é um programa de escolarização de jovens agricultores e agricultoras familiares oferecido em nível fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado A qualificação social e profissional.
Esse programa é uma ação integrada entre o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); o Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) ; o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES);  o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria da Biodiversidade e Floresta (SBF); o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) vinculada À Presidência da República.
O proJovem Campo - Saberes da Terra tem como objetivo ofertar a escolaridade, em nível fundamental, com qualificação social e profissional aos jovens e adultos agricultores, na faixa etária de 18 a 29 anos de idade que ainda não concluíram o ensino fundamental, mas que saibam ler e escrever.
     Respaldado nos princípios legais do Artigo 28, incisos I, II e III da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que trata do oferecimento da educação básica à população do campo, respeitando as peculiaridades regionais, como fator primordial para inserção dos jovens agricultores na escola, o prefeito de Alto Alegre do Pindaré-MA, Atenir Ribeiro Marques fez adesão ao ProJovem Campo - Saberes da Terra e implantou duas turmas, envolvendo um total de 44 alunos. As aulas serão ministradas numa casa rural no povoado Auzilândia.
     Para o fortalecimento da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre do Pindaré (SEDAP) e a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (SEDUC) houve um encontro nesta quarta feira, 14/09/2011, a partir das 8:30h na Casa do Professor.     Participaram desse encontro a Secretária de Educação Régina Galeno, a coordenadora local do ProJovem Campo, Angelita Brás, o diretor da Unidade Integrada Artur Azevedo, Fan, dois técnicos agrícolas, seis professores, os alunos e alunas inscritos no programa. O encontro foi ministrado pela coordenadora regional Michlle Sena (a Charmosa), que apresentou toda a estrutura de funcionamento do programa, sempre ressaltando a importância deste como forma de oferecer melhores condições de vida a partir do eixo Agricultura Familiar e Sustentabilidade.
     Michele Sena, que muito contribui para a formação dessas turmas, disse que o importante não é receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 bimestralmente, proporcionado pelo Governo Federal, pois para ela o aprendizado que os educandos construirão ao longo do curso tem maiores significados.
     O programa funciona num sistema de alternância de forma interligada, o que significa que os alunos devem compartilhar com a comunidade os conhecimentos adquiridos e/ou construídos ao longo do curso. Para isso, o ProJovem Campo - Saberes da Terra proporciona perídos denominados Tempo Escola, com duração de 1.800h e Tempo Comunidade, com duração de 600h. Afirma Michelle.
    Para a coordenadora local do ProJovem Campo, Angelita Brás, a implantação dessas turmas significa, além de oferecer educação para qualificação profissional aos educandos é uma forma de incentivá-los a continuarem seus estudos. O programa será uma importante ferramenta para a melhoria da qualidade de vida dos jovens agricultores. Disse Angelita.
   Ao concluírem o curso, que tem duração de vinte meses, todos os alunos receberão certificados de conclusão do Ensino Fundamental com qualificação inicial em produção rural.
     Para maiores informações sobre o programa ProJovem Campo - Saberes da Terra em Alto Alegre do Pindaré procure a SEDAP e fale com Angelita Brás.

sábado, 3 de setembro de 2011

LDB ATUALIZADA

     A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 vem sofrendo constantes alterações na sua composição textual. Isso significa que os profissionais da educação devem acompanhar esse processo, para estarem sempre atualizados, no que diz respeito aos aspectos legais modificados, excluídos ou acrescentados da referida Lei. Essas mudanças são necessárias, vista que priorizam pela qualidade da educação do país. Uma das alterações mais recentes no corpo da LDB pode ser encontrada no Art. 32. Neste, foi acrescentado o § 6º que trata sobre a inclusão do estudo dos símbolos nacionais  como tema transversal no Ensino Fundamental. Este Parágrafo, foi aprovado pela Lei 12.472, de 1º/09/2011 e publicado no DOU no dia seguinte, entrará em vigor a partir de Dezembro do corrente ano. Para ter acesso a Lei de Diretrizes e Bases e conferir outras alterações clique AQUI

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OBMEP 2011

     A 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP  2011) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).
     Aconteceu em agosto de 2011 a 1ª Fase dessa Olimpíada, destinada aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Esta fase é caracterizada pela aplicação de provas objetivas (questões de múltipla escolha), diferenciada por níveis (1, 2, e 3). Para a segunda Fase, as provas serão de natureza discursiva, também diferenciada por níveis (1, 2 e 3), com duração de três horas e aplicadas por fiscais indicados pela própria direção da OBMEP.
     As inscrições tiveram início no período compreendido entre 15 de Março a 30 de Abril. Participaram da Olimpíada, dentre milhares do Brasil, os alunos de Alto Alegre do Pindaré-MA do Ensino Fundamental e Médio, conforme níveis de participação mostrados a seguir:
Nível 1: alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Nível 2: alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Nível 3: alunos do Ensino Médio.
     Foram inscritas 42 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré, representando os níveis 1 e 2 e 7 escolas da rede estadual, representando o nível 3. A classificação para participar da 2ª Fase dependeu estritamente do número de acertos de cada aluno  e da cota estabelecida pela OBMEP, conforme mostrado no regulamento. Sendo assim, participarão dessa fase 88 alunos nível 1 e 102 nível 2, que corresponde a 5% de cada nível do Ensino Fundamental. Participarão também os alunos do Ensino Médio.
    A apuração dos resultados da 1ª Fase foi feita de acordo com o regulamento, pelos professores nas próprias instituições de ensino, que classificaram os alunos para a segunda Fase da OBMEP, considerando a cota publicada no regulamento. As inscrições dos alunos classificados foram feitas diretamente com o professor em cada escola participante.
A aplicação das provas da 2ª Fase acontecerão sábado, 5 de Novembro de 2011 a partir das 14:30h, com local a ser definido pela Organização da Olimpíada. Observe o Calendário com um clique AQUI.
     A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas premiará alunos, professores, escolas e Secretarias de Educação. Para maiores informações sobre a premiação clique AQUI e consulte o regulamento completo ou se preferir sita-se a vontade para navegar pelo site da OBMEP clicando AQUI. Consulte ainda com apenas um clique AQUI a lista completa das escolas de Alto Alegre do Pindaré que participaram da primeira etapa desse evento. 

domingo, 28 de agosto de 2011

CRIANÇA QUE NÃO SABE LER SOFRE CRIME DE "LESA FUTURO"

     Pesquisa revela que o Brasil terá muitas dificuldades de crescer no futuro porque a educação pública oferecida ainda deixa muito a desejar. A referida pesquisa foi feita em todas as regiões do país, envolvendo alunos das redes pública e privada, num total de seis mil estudantes em 50 escolas.
     Para a realização da pesquisa foi feito uma avaliação denominada "Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização," com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, onde foi constatado que 44% dos alunos não aprenderam a ler e 57% não sabem fazer operações aritméticas básicas, como somar e diminuir.
     Essa avaliação foi realizada em 2011 com os alunos que concluíram o 3º ano do Ensino Fundamental. Ainda de acordo com a pesquisa divulgada no Bom Dia Brasil na última sexta feira, 25/08/2011, as instituições privadas tiveram resultados superior aos das escolas públicas. O que há de tão especial nas escolas privadas? É o compromisso dos educadores? A participação ativa das famílias no processo de escolarização dos alunos? Enfim, qual é o segredo dessas instituições de ensino, que fazem com que os alunos, aprendam de fato? 
     Isso mostra o grande descaso com a educação pública brasileira e a descrença de que o Brasil seja o país do futuro. Portanto, acreditamos que o caminho a ser percorrido para oferecermos, assegurarmos e garantirmos educação pública de qualidade, que possibilite a inserção dos educandos no mundo atual, é priorizarmos a educação.
      Agora pergunto: com meninos e meninas que não conseguem ler, nem somar, nem diminuir, será que não se pratica crime de "lesa futuro?" Indaga Alexandre Garcia, comentarista da Rede Globo.
     Veja a matéria completa clicando AQUI e para outras informações sobre países que superaram o Brasil quando o assunto é educação dê um clique AQUI e bons estudos. 

domingo, 21 de agosto de 2011

AUSENTE DE CORPO, MAS DE COMPANHEIRISMO NÃO



A adaptação em qualquer ambiente de trabalho depende muito do recém chegado, mas também de todos os que já compõem esse ambiente. Acreditamos que é nesse espaço, a partir da interação com os companheiros e companheiras que crescemos profissional e pessoalmente. Porém, é necessário acrescentarmos um ingrediente nesse item - o da aceitação das diferenças - como pano de fundo para sustentarmos, garantirmos e assegurarmos continuamente o crescimento educacional de forma harmônica da instituição, para a qual trabalhamos.

Aceitarmos tais diferenças não significa tolerarmos a ruptura das normas institucionais. É preciso aprendermos a conviver com essas diferenças; é preciso sabermos criticar, com o objetivo de ajudar aqueles que nos rodeiam e que compartilham conosco diariamente as coisas bacanas do processo educacional. Assim, a crítica é entendida como um processo construtivo.
Pela minha pequena passagem pela Secretaria de Educação de Alto Alegre do Pindaré percebi o tamanho da responsabilidade dos membros que compõem o corpo desse órgão e espero ter contribuído para o bom andamento e funcionamento do Coração da Educação Municipal, visto que foi nesse ambiente que construí outros contatos profissionais, que contribuíram muito para meu crescimento profissional.
Entretanto, companheiros e companheiras, estou saindo apenas do prédio SEDAP, pois continuaremos caminhando juntos para superarmos os obstáculos pertinentes à educação. Ainda percorreremos retas, nos apoiando nas curvas com o propósito de construirmos os pilares da educação municipal. Deixo esse prédio com muita saudade e uma forte esperança de um reencontro aos que, por vários motivos, acreditaram e me incentivaram durante minha passagem.
Não poderia deixar de prestar um agradecimento especial à Régina Galeno, uma das protagonistas que muito contribui para meu crescimento profissional e aos meus Companheiros da Assessoria de Gabinete, Antonio Francisco e Angelita Braz, que sempre estiveram presentes no compartilhamento das atribuições propostas, nos bons e maus momentos que passei.
Portanto, finalizo esta mensagem dizendo que os méritos e as conquistas alcançadas pela SEDAP partiram do envolvimento sincero de cada membro que compõe esta Casa.
Um grande abraço!
Evanylton

terça-feira, 16 de agosto de 2011

OMO INCENTIVA INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE TODO O BRASIL

O Programa pelo Direito de Ser Criança é uma ação realizada por OMO, que premia escolas de todo o Brasil, reconhecendo e valorizando a importância do brincar e do aprender pela experiência.
O Programa é destinado aos profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças da Educação Infantil e/ou do ciclo do Ensino Fundamental I. A premiação vai contemplar duas categorias: Boas Práticas e Melhores Práticas. Para as escolas vencedoras, além do selo de reconhecimento, receberão como premiação como Workshop para 1 representante das escolas selecionadas, sobre Brincar e Aprender pela Experiência, de acordo com a categoria vencedora; Baú de Brincadeiras, personalizado em madeira, contendo um kit especialmente desenvolvido para atividades na escola baseado em brincadeiras e jogos tradicionais; Formação completa para 2 representantes com foco no tema brincar e aprender pela experiência, de acordo com a categoria vencedora.
Para maiores esclarecimentos sobre o programa visite o site clicando AQUI ou se preferir consulte diretamente o regulamento e inscreva sua escola para participar do evento com apenas um clique AQUI e boa sorte educadores e educadoras.

sábado, 13 de agosto de 2011

DICAS DE BELEZA

A beleza é uma experiencia, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele ou aquela que a experimenta. Nesse sentido, a beleza é tudo aquilo que os sentidos transmitem sobre o que é belo!
Para alguns, a beleza das pessoas deve ser vista a partir dos olhos, porque essa é a porta do coração, o lugar onde o amor reside. Existem inúmeras formas para mantermos uma aparência um pouco diferente. A atriz Carolina Dieckmann, para dar mais glamour à personagem vivida na novela Passione trabalhou o volume dos cabelos em pontos estratégicos e alongou os fios até a altura dos seios, tornando-se mais elegante.
Você também pode buscar formas de tornar-se mais bela. Faça como a companheira Ticiana Vasco, que curte muito sobre beleza. Clicando AQUI será exibida uma página para você navegar e encontrar muitas dicas sobre beleza.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ENCONTRO NOVOS CONCURSADOS

Ingressaram na Rede Pública Municipal de Ensino de Alto Alegre do Pindaré 100 professores através do concurso público realizado em Janeiro deste ano. A Secretaria Municipal de Educação preocupada em manter e/ou melhorar a qualidade de ensino oferecido promoveu o evento ENCONTRO NOVOS PROFESSORES CONCURSADOS com o objetivo de compartilhar com eles a estrutura, organização e funcionamento do ensino neste município. Para isso, a SEDAP contou com a contribuição da Assessoria de Gabinete, representado pelos professores Evanylton e Angelita que falaram sobre a Proposta Municipal de Ensino Fundamental de nove anos organizado em ciclos de aprendizagem e os demais departamentos e coordenações que compõem a referida secretaria.
Cada departamento e coordenação socializaram com os novos concursados a situação atual e perspectivas futuras da educação no âmbito municipal, como estratégia fundamental para garantir a continuidade da qualidade da educação em todas as instituições de ensino de Alto Alegre do Pindaré.
O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, com início às 8:00h e término às 17:00h. Houve alguns momentos culturais como a apresentação do cantor e compositor Léo Veloso, que cantou algumas músicas de sua autoria, a participação das crianças do Centro de Educação Infantil Aquarela, que simularam estratégias de conhecer as cores a partir de fatos reais e a apresentação da dança da Capoeira, representada por alunos das escolas municipais.

sábado, 6 de agosto de 2011

EM BUSCA DE UMA GRANDE AMIZADE

Busco um amigo...
Que me diga sempre a verdade,
Que não camufle os meus defeitos,
Que não despreze as minhas lágrimas!
Um amigo...
Cuja presença traga alegria,
Cujo silêncio transmita a paz
Cuja escuta inspire confiança,
Cuja lembrança infunda coragem.
Um amigo...
Ao qual eu possa dizer: desculpa!
Uma, duas, três vezes...
Um amigo...
Que não seja nem mestra, nem discípula,
mas um companheiro,
com a qual eu possa caminhar rumo ao infinito em qualquer momento.
Um amigo...
Que conserve a sua intimidade sem esconder o seu pranto.
Um amigo...
Que ao amanhecer não me diga bom dia,
mas me abra o seu coração com um amável sorriso!
Um amigo...
Que creia na amizade e a viva como uma audaz conquista de liberdade...
Cuja amizade seja óleo doce, suave e perfumado,
extraído do fruto amargo de uma árvore espinhosa.
Um amigo...
Que não se preocupe em dar ou receber, mas que seja capaz de compartilhar.
Um amigo...
Simples, sincera, natural...
capaz de chorar, mas sobretudo de sorrir...
Um amigo...
Que seja um reflexo da bondade de Deus.


Texto extraído da internet

Visualizações de Página